Dicas para levar a criança na bike

Capa

Seja para fazer um passeio agradável pela cidade ou para levar e buscar na escola, levar os pequenos para dar uma volta de bike pode ser uma experiência imprescindível tanto para o desenvolvimento da criança, quanto para sua afeição pelo esporte.

É por isso que hoje em dia é cada vez mais comum ver pais pedalando felizes com os filhos na garupa.

Isso mesmo!

Pais apaixonados pela “magrela” não têm mais motivos para ficar em casa. Levar os filhos para passear é uma ótima opção de divertimento para toda a família.

cadeirinha de bicicleta2 1

Mas, essa atividade exige alguns cuidados. Para que o seu passeio possa ser feito de uma maneira muito mais agradável e segura, confira as dicas desse post:

Idade certa

O Código Brasileiro de Trânsito não tem nenhuma lei que especifique como e a partir de quantos anos as crianças podem ser levadas na bicicleta. Por isso, vale o bom senso dos pais para escolher a idade certa.

O ideal é que o pai ou a mãe comece a levar o filho para passear na bike quando ele já consegue ficar sentado sozinho. Afinal de contas, mesmo que o equipamento ofereça estabilidade, é muito importante que a criança tenha confiança, para que não fique insegura.

neneEscolhendo a cadeirinha

Os modelos variam de acordo com peso e altura da criança. Para crianças de até 3 anos, o mercado oferece cadeirinhas de até 15 kg. Depois desta idade, há uma base para a traseira da bicicleta que aguenta até 30 kg.

Aqueles que são pais de duas crianças também podem carregar os dois filhos ao mesmo tempo, basta colocar uma cadeirinha na frente e outra atrás do veículo.

Qual modelo escolher, dianteira ou traseira?

As cadeirinhas internas possuem algumas vantagens, como a facilidade dos pais para manter os olhos nas crianças e também poder conversar com ela e interagir durante o passeio. Por isso, é ideal para crianças menores.

Já a cadeirinha traseira é mais indicada para crianças maiores. A vantagem é que atrás, ela vai estar protegida de tudo que vier à frente, como sujeiras, pedras e insetos.  Existe também uma maior proteção da criança para colisões ou quedas, já que o corpo do adulto vai ajudar na proteção.

Atenção redobrada

Nunca se esqueça de usar acessórios, ainda mais com crianças na bike, todo cuidado é pouco!

Invista em capacetes, joelheiras, além de sempre utilizar cintos de segurança.

Outra dica importante é em relação ao horário; evite sair quando o sol estiver muito forte e em períodos de grande congestionamento.

Além disso, para que tanto os pais quanto as crianças se sintam seguros para fazer longos passeios, o ideal é treinar em parques ou lugares da cidade mais tranquilos.

Gostou das dicas? Então, continue acompanhando o blog da Verden Bikes. Aproveite e acesse o nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *