Quando damos a primeira bike para o nosso filho é um misto de alegria e apreensão, não é mesmo?
É uma felicidade vê-lo evoluindo, aprendendo coisas novas e conquistando mais autonomia, mas, ao mesmo tempo, é um momento que dá aquele medo dos tombos, dos machucados e também dos choros. Claro que essa fase dura pouco, porque como toda criança, aprende rápido e logo sai andando por aí!
Geralmente, crianças a partir de 3 anos já podem começar a andar de bicicleta, já que nessa fase, ela tem coordenação motora suficiente para mover os pedais e direcionar a bicicleta.
Para crianças dessa faixa etária, as bicicletas já vêm equipadas com as rodinhas de apoio, que são aquelas rodinhas extras para auxiliar no equilíbrio.
Como saber que é a hora certa de tirar a rodinha da bike?
Você pode começar a planejar a retirada das rodas de apoio quando observar que a criança já tem confiança e destreza, além de direcionamento e a firmeza da condução do guidão.
Outro ponto importante é verificar se ela pedala naturalmente e se faz o movimento completo do pedal. Muitos pais têm dúvida sobre qual a idade certa para isso. A verdade é que não existe uma resposta.
Mas, em geral, a retirada da rodinha acontece a partir dos 6 anos de idade, pois, nessa fase, a criança já desenvolveu habilidade motora fina e coordenação. Mas tenha cuidado para não a pressionar para que ela não se sinta cobrada.
A criança precisa estar absolutamente confortável para isso!
Como devo tirar a rodinha da bicicleta?
Ensinar uma criança a andar de bicicleta sem rodinhas não é tarefa fácil e exige uma boa dose de paciência e muitas palavras de incentivo. Não se esqueça que ela não vai aprender do dia para noite. Ela precisa de tempo!
A primeira dica é escolher um local tranquilo e seguro, onde não haja tráfego de veículos ou transição de pessoas.
Uma recomendação importante é nunca largar a bicicleta sem avisar a criança. Isso porque, se ela cair num momento em que achava que estava segura, pode perder a confiança em si e a vontade de continuar a aprender.
Para ela se sentir mais segura, conte até três em voz alta antes de largar a bicicleta. Mesmo quando largar a bicicleta, acompanhe a criança, correndo ou caminhando rapidamente ao seu lado, sempre com palavras de incentivo, como “está indo bem”, “você consegue”, e por aí vai!
Aliás, nunca se esqueça que a criança vai cair, pode se machucar, mas é um processo normal de aprendizagem. Então, esteja preparada para esses imprevistos e não se desespere, você deve sempre demonstrar confiança e segurança.
Agora, você já pode planejar a retirada das rodinhas, sem medo!
Aproveite e acesse a loja virtual da Verden Bikes, onde você encontra os mais diversos modelos de bikes, além de peças e acessórios em geral.
Leia também: Andar de bike ajuda no desenvolvimento