Guia prático para ensinar seu filho a andar de bicicleta

como ensinar criança andar bike verden

Faz tempo que seu filho tem pedido uma bicicleta. Finalmente, está chegando a hora dele deixar o triciclo e se aventurar em uma bike. Afinal, ele está crescendo e andar de bicicleta acaba sendo um processo natural na vida de qualquer um.

Porém, ensinar uma criança a andar de bicicleta não é tão simples e exige muita paciência e disposição, mas vale muito a pena ver a alegria estampada no rosto do pequeno.

Se você pretende presentear seu filho com uma bicicleta, confira algumas dicas de como ensiná-lo a dar as primeiras pedalas com segurança.

 

1 – Tamanho certo

O primeiro passo é adquirir uma bicicleta de qualidade e adequada para a idade e tamanho da criança. Não pense em comprar uma bike maior porque a criança vai crescer, isso pode ser bem perigoso. Aliás, ela pode ficar insegura, se acidentar ou até perder a vontade de pedalar. A criança precisa ter acesso fácil aos comandos e controles, em especial, os freios.

 

2 – Rodinhas de apoio

As bicicletas infantis já vêm equipadas com “rodinhas de apoio”, ou seja, duas rodas extra na traseira que facilitam o equilíbrio. Este é com certeza, um método de aprendizado seguro.

À medida que for ganhando confiança e destreza, as rodinhas de apoio são retiradas e a criança avança e passa a pedalar sobre duas rodas.

Para verificar se a criança já apresenta a destreza para pedalar, verifique os dois pontos abaixo:

  • Direcionamento e a firmeza da condução do guidão;
  • Verificar se a criança pedala naturalmente e se faz o movimento completo do pedal.

 

3 – Itens de Segurança

Não se esqueça do capacete, joelheiras e luvas – essenciais para amortecer o impacto em casos de quedas. Certifique-se que a bicicleta esteja com os componentes ajustados, como pressão dos pneus, altura e posição do banco.

 

4 – Local seguro

Escolha um local tranquilo e seguro para ensiná-lo, longe do tráfego de veículos e transição de pessoas. Praças e parques são sempre as melhores opções. Além da segurança, escolher o melhor local é essencial, pois qualquer susto ou pequeno incidente pode gerar medo na criança e impedi-la de querer aprender a andar de bike.

 

5 – Boas práticas

A maneira tradicional é, com certeza, uma das formas mais eficazes.

  • Quando a criança subir na bike e começar a pedalar, corra ao lado dela, dando-a suporte até que ela consiga manter seu equilíbrio totalmente sozinha. Apesar de seu aspecto simples, há algumas dicas que devem ser observadas para que esse processo seja mais rápido e menos doloroso para pais e filhos.
  • Deixe que a criança segure e maneje o guidão, só assim ela entenderá o quanto é necessário virar para obter a direção necessária.
  • Nunca largue a bicicleta sem avisar a criança, conte até três em voz alta antes de soltar a bicicleta.
  • Se largar a bike, acompanhe a criança, correndo ou caminhando ao seu lado.

É muito importante lembrar: ela vai cair muitas vezes, incentive a não desistir.

Quanto a você, aproveite esse momento de diversão com a criança!

 

Leia também:

Saiba como escolher a bicicleta ideal para seu filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *